BrasÃlia - O Comitê de PolÃtica Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu em 0,50 ponto percentual o juro básico da economia, que passa a valer 13,75% ao ano. Não foi estabelecido viés para a taxa. Trata-se da décima-primeira redução sucessiva da Selic.
A justificativa do comitê foi a seguinte: " Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 13,75% ao ano, sem viés. "
A aposta majoritária do mercado era de que o colegiado aplicasse mais uma redução de 0,5 ponto percentual sobre o custo do dinheiro, tendo em vista o quadro favorável de inflação controlada, nÃvel atividade moderado, petróleo em baixa e ausência de riscos no processo eleitoral.
Na avaliação de analistas e economistas, embora o comitê viesse ensaiando adotar maior parcimônia nos cortes, os dados inflacionários, atuais e prospectivos, indicam existir espaço para um corte dos juros da ordem de 0,5 ponto.
O próximo encontro do comitê está marcado para 28 e 29 de novembro. Esta será a última das oito reuniões agendadas pelo Copom em 2006.