Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

MPE pede cassação do diploma de 14 deputados eleitos em São Paulo

São Paulo - A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo ajuizou nesta segunda-feira (18/12), no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, representações contra 14 deputados eleitos no último dia 1º de outubro e diplomados nesta terça-feira. Entre eles, está o ex-ministro da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato de Souza (PSDB).
Segundo a assessoria do TRE, a maioria das representações foi fundamentada no artigo 30-A da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), introduzido pela minirreforma eleitoral de maio de 2006, que prevê a abertura de investigação judicial para apurar a ocorrência de arrecadação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais.
Em dois desses casos, houve também representações fundadas no artigo 41-A da mesma lei, que reprime a compra de votos, mediante oferecimento de vantagens a eleitores. A punição prevista é a cassação do diploma do candidato eleito.
No caso da deputada eleita Vanessa Damo, a acusação é de prática de abuso de poder político e de autoridade e uso indevido de meios de comunicação, condutas reprimidas pelo artigo 22 da Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90). A sanção, no caso de procedência da representação, é a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos.
Os candidatos representados deverão ser notificados pelo TRE-SP para apresentação de defesa. Abaixo, segue a relação completa dos candidatos eleitos objeto das representações:
Deputado federal:
Aline Corrêa (PP)
Fernando Fuad Chucre (PSDB)
José Abelardo Camarinha (PSB)
Paulo Pereira da Silva (PDT)
Silvio Torres (PSDB)
Paulo Renato Costa Souza (PSDB)
Renato Amary (PSDB)
Deputado Estadual:
Alex Spinelli Manente (PPS)
Celso Giglio (PSDB)
Haifa Madi (PDT)
Vinícius de Almeida Camarinha (PSB)
Bispo José Bruno (PFL)
Major Sérgio Olimpio (PV)
Vanessa Damo (PV)


 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia