|
Lojistas, já desconfiados da operacao, não abriram os estabelecimentos. PolÃcia estorou cadeados de lojas irregulares | | | |
São Paulo - A Receita Federal e a Secretaria de Estado da Fazenda fizeram nesta terça a segunda ação da Operação Sagitário, que apreende mercadoria sem procedência legal à venda em lojas de São Paulo. O alvo foi o Promocenter, shopping na Rua Augusta próximo à Avenida Paulista, com 140 boxes.
A movimentação de policiais e repórteres desde o inÃcio da manhã alertou os comerciantes, que já estavam prevenidos desde o dia 2, quando a primeira ação ocorreu no Stand Center, shopping semelhante localizado na Paulista. Muitos retiraram mercadorias antes do começo da operação. Foram recolhidas mil caixas e sacolas de 100 litros com produtos. No Stand Center, foram 3 mil. "Foi abaixo da expectativa", disse o auditor da Receita Federal Antônio Padova Vieira. A operação deve continuar em outros pontos da capital.
Os agentes começaram a agir à s 10h04, logo após a abertura do shopping. As saÃdas foram bloqueadas e todos tiveram de mostrar as bolsas para deixar o prédio - mas, minutos antes, comerciantes haviam saÃdo com mercadorias. Meia hora depois, com a chegada de dois ônibus com fiscais e alicates para arrombar boxes fechados, os produtos foram recolhidos.
A partir desta quinta, o Promocenter reabre, mas fiscais estarão presentes e só as lojas com nota fiscal poderão funcionar. Também haverá fiscalização da Prefeitura, para verificar se saÃdas de emergência e o controle de incêndio estão em ordem.