Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Londres acusa Irã de suprir insurgentes iraquianos

Londres - A Grã-Bretanha acredita que a Guarda Revolucionária do Irã está transferindo para os rebeldes iraquianos a tecnologia de explosivos que vem matando soldados britânicos no Iraque, disse hoje um alto oficial. O oficial, que exigiu anonimato, afirmou existir evidências de que o Irã, país xiita, esteve em contato com grupos insurgentes sunitas que combatem as tropas estrangeiras no Iraque, divulgou a agência de notícias Associação de Imprensa britânica.

O oficial acusou a guarda de elite iraniana de passar aos insurgentes a tecnologia - originária do Hezbollah libanês - usada numa série de mortíferos ataques contra tropas britânicas no sul do Iraque, em meados deste ano. Os soldados foram mortos em poderosas explosões em beira de estrada, capazes de penetrar veículos blindados. O Hezbollah usou a tecnologia em sua luta de mais de 20 anos para expulsar as tropas israelenses do sul do Líbano.

Em Teerã, o Ministério do Exterior repudiou as acusações. "É melhor que apresentem evidências, se dispõem de alguma", afirmou o porta-voz Hamid Reza Asefi. "É claro que eles não têm qualquer evidência. Acusam outros enquanto são eles a fonte da insegurança, instabilidade e crise no Iraque".

 

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia