Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Guatemala confirma 34 mortes causadas pelas chuvas

Cidade de Gautemala - O presidente da Guatemala, Oscar Berger, confirmou hoje que 34 pessoas morreram por causa das fortes chuvas que atingem a região, desde o final de semana passado. "As últimas notícias nos preocupam. Temos confirmados 19 mortos, mais os quinze que morreram em Sololá. No total, seriam 34 mortos", disse Berger em entrevista coletiva na sede da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

O presidente anunciou que, diante da grave situação provocada pelas chuvas, decidiu decretar "estado de calamidade pública", para facilitar a prestação de auxílio aos milhares de desabrigados. Esta medida, que deverá ser ratificada pelo Parlamento nas próximas horas, permite que o governo centralize o controle do serviços públicos e limite os direitos constitucionais de locomoção, reunião e concentração.

Além disso, permite que o governo tabele preços para os artigos de primeira necessidade e determine a proteção das fronteiras, a remoção dos desabrigados e adoção de medidas para evitar que a calamidade se estenda.

As fortes chuvas provocaram o deslizamento de terra de uma colina, que caiu sobre uma comunidade indígena de Los Encuentros, cerca de 200 quilômetros ao oeste da capital guatemalteca.

Segundo a última apuração dos danos feita pela Conred às 7h20 (10h20 de Brasília), as chuvas também deixaram 49 feridos e 26.169 desabrigados, das quais 12.076 foram transferidos para 63 abrigos, em diversos pontos do país.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia