Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

"Taleban espanhol" condenado a seis anos de cadeia

Madri - A Justiça espanhola condenou Hamed Abderrahman Ahmed, chamado de "taleban espanhol", a seis anos de prisão, por integrar uma organização terrorista - no caso, a Al-Qaeda - anunciaram fontes judiciais. Na sentença divulgada nesta quarta-feira, o tribunal da Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, considera que "com pleno conhecimento do perfil terrorista do grupo", o réu integrou à rede terrorista Al-Qaeda e viajou para o Afeganistão com o propósito de se converter em mujahedin ("guerreiro sagrado") e praticar a Jihad ("guerra santa").

Denominado pela imprensa local como "taleban espanhol", Ahmed, muçulmano nascido no enclave espanhol de Ceuta, norte da África, enfrentava a acusação de pertencer à rede terrorista de Osama bin Laden. A promotoria da Audiência Nacional pedia que ele fosse condenado a nove anos de prisão.

O julgamento de Ahmed aconteceu no final de setembro deste ano. Ao fazer o uso do direito à última palavra no dia 29 de setembro, Ahmed afirmou que se considerava um "mártir", e assegurou que jamais poderá expressar o que passou na prisão mantida pelos EUA em Guantánamo, Cuba, "pois ela destroçou a sua vida".

"É mentira que pertenço à rede terrorista Al-Qaeda", sustentou Ahmed, cujo advogado solicitava a absolvição.

Ahmed ficou preso entre fevereiro de 2002 e fevereiro de 2004 na base militar americana de Guantánamo, após sua detenção no Paquistão, em outubro de 2001.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia