Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

CPI ouvirá chefe de gabinete de Lula e viúva de Toninho do PT

Brasília - Com voto de minerva de seu presidente, senador Efraim Morais (PFL-PB), a CPI dos Bingos aprovou requerimento do relator, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), convocando para depor o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho e Roseana Garcia, viúva do prefeito de Campinas, Antonio Garcia, o Toninho do PT, assassinado em setembro de 2001.

O resultado da votação mostra o fracasso da ofensiva do governo de impedir a convocação de Carvalho, atraindo para a CPI membros da comissão que nunca comparecem, como Luiz Otávio (PMDB-PA), Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e o estreante Eduardo Suplicy (PT-SP), que passou a ocupar a vaga de seu colega de partido Sibá Machado (PT-AC).

A data do comparecimento de Carvalho ainda não foi marcada, mas é possível que isso ocorra já na quinta-feira. Carvalho foi citado no depoimento de João Francisco Daniel, irmão do prefeito assassinado de Santo André Celso Daniel, como a pessoa que lhe teria revelado, em três ocasiões, a existência de um esquema de extorsão na prefeitura daquela cidade do ABC paulista em favor do PT.

Segundo João Daniel, Gilberto Carvalho lhe teria dito que cabia a ele levar o dinheiro extorquido de empresas contratadas da prefeitura de Santo André para o então presidente do PT, José Dirceu.

O senador Tião Viana PT-AC) tentou convencer os colegas da CPI a aceitarem que Carvalho prestasse depoimento por escrito. A sugestão foi rejeitada, mas, em troca, os membros aceitaram proposta de Viana para que Carvalho deponha em sessão fechada, se assim o desejar.


Viúva de Toninho do PT
O requerimento para convocação de Roseana Garcia, foi apresentado pelo senador Geraldo Mesquita (PSOl-AC), e atende interesse da própria Roseana.

Há cerca de quinze dias, quando esteve no Senado, ela declarou que seu marido foi morto por contrariar interesses dos empresários de Bingos, das empresas de coleta de lixo e do transporte urbano. Ela disse não aceitar o resultado da investigação que aponta seu marido como vítima de crime comum.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia