Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Começa o 23.º Festival de Dança de Joinville

Evento que reúne mais de 200 grupos concorrentes de 15 Estados brasileiros será aberto esta noite pelo Mazowsze - Balé Nacional da Polônia

Divulgação/
Com 36 bailarinos, o Mazowsze - Balé Nacional da Polônia traz a dança folclórica polonesa

São Paulo - Começa nesta quarta-feira em Santa Catarina, o 23.º Festival de Dança de Joinville, o mais importante festival de dança do país, que deve reunir mais de 4,5 mil participantes. Até o dia 30 espera-se um público de 50 mil pessoas no Centreventos Cau Hansen, um ginásio com capacidade para 4.300 pessoas. O festival que privilegia o balé clássico, conta ainda com apresentações de balé moderno, jazz, sapateado e dança de rua.

Este ano, o evento conta com mais de 200 grupos concorrentes de 15 Estados brasileiros, além de representantes da Argentina. Entre as atrações especiais que dão mais glamour ao festival, e tem o sentido didático de mostrar aos novos profissionais o trabalho de um grupo prestigiado no cenário internacional.

Um dos principais destaques é o espetáculo que será exibido na abertura do evento, o Mazowsze - Balé Nacional da Polônia, considerado um dos mais importantes grupos de dança folclórica do mundo. Fundado em 1948, O Mazowsze tem 36 bailarinos, 29 cantores e orquestra sinfônica com 23 músicos. A companhia que é originária da Mazóvia, região central da Polônia, resgata em seus espetáculos, os costumes, danças, canções, músicas, jogos e brincadeiras do folclore de 39 regiões a Polônia. Já fez turnê por 46 países e se apresentou para 1,5 milhão de pessoas.

Ainda como parte das atrações especiais, na próxima segunda será a vez da apresentação do Raça - Cia de Dança. A companhia, dirigida por Roseli Rodrigues, começou sua trajetória no Festival de Dança de Joinville, e hoje é destaque internacional. O grupo vai apresentar duas coreografias de sucesso: "Novos Ventos" e "Caminho da Seda".

Uma característica importante do festival é a intensa programação didática, com professores renomados oferecendo 38 cursos e três workshops num total de 1.819 vagas. Há ainda palestras, debates, apresentações em mostras e em vários locais espalhados pela cidade.

Para as crianças há uma mostra paralela, o Festival Meia Ponta - Mostra Competitiva, com três tardes para a apresentação dos grupos infantis. Compõem o festival oito noites de mostra competitiva, além da Mostra de Dança Contemporânea, com grupos profissionais convidados. Durante o dia, o Festival promove os ensaios e a programação didática e, à noite, as apresentações.

A Mostra vai reunir cinco companhias para três noites de apresentação - 21 a 23 de julho - no Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos). O Festival de Joinville leva a dança para as ruas, praças, shopping centers e fábricas e conta ainda com uma extensa programação didático-pedagógica, com 25 diferentes opções de cursos e oficinas, ministrados por renomados professores.

Confira a programação do 23.º Festival de Dança de Joinville
20/07 - Noite de Abertura, com apresentação do Ballet Nacional da Polônia - Mazowsze.
21/07 - 1.ª Noite competitiva - Ballet Clássico de Repertório e Jazz
22/07 - 2.ª Noite competitiva - Dança Contemporânea e Dança de Rua
23/07 - 3.ª Noite competitiva - Ballet Clássico e Danças Populares
24/07 - 4.ª Noite competitiva - Ballet Clássico de Repertório e Jazz
25/07 - Noite de Gala, com apresentação Raça Companhia de Dança, de São Paulo.
26/07 - 5.ª Noite competitiva - Ballet Clássico e Danças Populares
27/07 - 6.ª Noite competitiva - Sapateado e Ballet Clássico de Repertório
28/07 - 7.ª Noite competitiva - Dança Contemporânea e Dança de Rua
29/07 - 8.ª Noite competitiva - Dança Contemporânea e Ballet Clássico de Repertório
30/07 - Noite dos Campeões - apresentação dos grupos classificados em primeiro lugar no festival

6.º Festival Meia Ponta
27/07 - 1.ª tarde de competição - Ballet Clássico de Repertório e Ballet Clássico
28/07 - 2.ª tarde de competição - Ballet Clássico e Danças Populares
29/07 - Tarde dos Campeões, com apresentação dos grupos
classificados em primeiro lugar no festival

5.ª Mostra de Dança Contemporânea
21/07 - Grupo Tápias Cia. de Dança, Rio de Janeiro (RJ) e Solos do Rio Cia de Dança, Rio de Janeiro (RJ)
22/07 - Stacatto Cia de Dança, São Caetano do Sul, (SP) e Icógnum Cia. da Dança, Recife, (PE)
23/07 - Márcia Milhazes Dança Contemporânea, Rio de Janeiro (RJ).

23.º Festival de Dança de Joinville - Centreventos Cau Hansen - Noites especiais, 20h; noites competitivas, 19h. Festival Meia Ponta - Teatro Juarez Machado (Centreventos), 15h e Mostra de Dança Contemporânea - Teatro Juarez Machado (Centreventos), 22h.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia