Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Técnicos alertaram sobre fortes chuvas em São Paulo

Brasília - Técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) haviam alertado sobre a ocorrência de fortes chuvas na cidade de São Paulo. No entanto, ninguém previu que a intensidade seria tamanha. "Não há como saber com antecedência qual será ao certo o índice pluviométrico", afirmou a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Inmet de São Paulo. "Podemos apenas indicar a grande possibilidade de chuvas intensas", completou.

As chuvas fortes que caíram na cidade são o resultado da combinação de uma série de fatores. O ponto chave, porém, foi a aproximação de uma frente fria, originária do sul da Argentina e a existência de uma massa de ar úmido na cidade. "Para uma ocorrência como esta, vários itens contribuíram: temperatura, baixa pressão na região, variação dos ventos", afirmou o meteorologista do Inmet de Brasília, Francisco Alves do Nascimento. Ele observa que, muitas vezes, massas de ar frio com grande potencial de chuva acabam se deslocando para o mar, graças à ação dos ventos.

Para fazer previsões, o País conta com 325 bases para coleta de dados. Nestes pontos, são registradas informações como temperatura do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, nível de descarga elétrica e tempo. No Estado de São Paulo são 21 estações. Mas boa parte delas não é automática. Um funcionário, a cada seis horas, capta as informações e as transmite para uma base de dados.

Todos os itens são processados num supercomputador, onde são instalados modelos meteorológicos. "Os modelos adotados no País são bons. Claro que se tivéssemos maior número de estações para captação de dados, maior porcentagem de automáticas, a precisão poderia ser maior", afirmou Ana Beatriz. Alves do Nascimento afirma que há um processo para ampliação das estações automáticas. Atualmente, das estações paulistas, 4 estão automatizadas.

Além de São Paulo, a chuva atingiu Rio, sul de Minas e parte do Centro-Oeste. Mesmo Brasília, onde o tempo seco é característico nesta época do ano, registrou chuvas moderadas.

Chuva e frio - Meteorologistas estimam que a chuva deverá continuar seu caminho pelo País. Nesta quinta-feira, são esperadas fortes chuvas e granizo para o Espírito Santo, Bahia e norte de Minas, além do sul do Mato Grosso.

Agora, a expectativa é de que São Paulo troque a chuva pelo frio. Para esta quinta, a previsão é de que a temperatura mínima da cidade seja de 13 graus e a máxima, 24. Para sexta, a mínima será de 11 graus. Sábado, a temperatura pode cair mais ainda, atingindo os 9 graus e domingo, a mínima será de 8 graus. Tais índices podem sofrer algumas alterações. "Quanto maior o espaço de tempo da previsão, menor o índice de acerto", afirma Alves do Nascimento. Isso vale para ventos, chuvas ou temperatura. Num período de 24 horas, o índice de acerto é de 90%. Quando a previsão é feita para um período de 48 horas, tal porcentagem cai para 80%.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia