Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Lula rebate críticas sobre viagem à África

Dacar, Senegal - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no aeroporto de Dacar, Senegal, última etapa da viagem a cinco países africanos. É o terceiro país que o presidente visita hoje. Ele já esteve em Gana e Guiné-Bissau. Em Acra, capital de Gana, ele participou da instalação da a Câmara de Comércio Brasil-Gana, e fez um discurso no qual rebateu as críticas de que sua viagem a África não teria sido bem sucedida do ponto de vista econômico-comercial.

"As pessoas ficam inquietas querendo saber o que vendemos e o que compramos. Não é possível comprar com a rapidez comercial que alguns querem", afirmou. Ele fez uma comparação de política comercial com o processo de plantio de uma árvore: "Políticas de comércio exterior é como se estivéssemos plantando uma árvore. Primeiro aramos a terra, colocamos a semente e precisamos de adubar. É preciso dar um tempo para depois sentarmos à sombra daquela árvore e podermos desfrutar o fruto que ela produz. O que estamos fazendo aqui é isso."

Lula voltou a afirmar que a relação entre os países é uma via de duas mãos, "de comércio equilibrado onde vendemos e compramos". Ele comentou que quando foi à África do Sul também não houve resultados comerciais imediatos mas destacou que logo depois surgiram inúmeras oportunidades de negócios.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que não havia no governo expectativa em torno de negócios imediatos nessa primeira viagem àqueles países. "Não sei quem criou expectativa", afirmou.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia