Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Morte de freira é apenas a ponta do iceberg, diz general

Anapu, Pará - O general Jairo Cesar Nass, comandante da Operação Pacajá, destinada à prisão dos assassinos da irmã Dorothy Stang e ao desarmamento na Região do Meio, na área central do Pará, informou que, além dos conflitos de terras, há também quadrilhas organizadas atuando na região.

Essas quadrilhas, segundo o general, agem com o maior atrevimento à margem da lei e têm o hábito de resolver seus problemas mediante intimidação e assassinatos, criando dificuldades para segurança pública na região.

As quadrilhas estariam envolvidas com corte ilegal de madeira, garimpo indiscriminado, queimadas e outras agressões ao meio ambiente. Nass disse que se trata de uma região de potencial explosivo e que o Exército dará todo suporte necessário às ações da Polícias Federal, Civil e Militar para desmantelar essas quadrilhas.

O general informou que cerca de 700 homens do Exército já estão em operação na Região do Meio e que, nos próximos dias, com a chegada de nossos contingentes, se completará o total de aproximadamente 3.000 homens da Força, que atuarão espalhados por oito municípios nos quais as quadrilhas estariam atuando.

Ele admitiu que ambiente de trabalho é adverso, envolvendo grandes dificuldades de deslocamento, mas ponderou: "Nossa missão é minimizar essa dificuldade. Nosso esforço será direcionado para que os órgãos policiais, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tenham plenas condições de realizar seu trabalho".

Segundo o general Nass, o assassinado da freira Dorothy Stang talvez seja apenas a "ponta de um iceberg" dessa situação conflituosa, que resulta da impunidade até aqui existente. "Essas quadrilhas são formadas por elementos de fora dali, agindo pelos interesses dos madeireiros e de outros envolvidos na luta pela terra e pelos garimpos ilegais", afirmou. "Eles criaram entidades de representação e grupos armados que não têm escrúpulos para alcançar seus fins".

Hoje pela manhã, foi celebrada, em Anapu, a missa de 7º dia pelo morte da irmã Dorothy, assassinada sábado passado com seis tiros, numa emboscada quando visitava um assentamento de trabalhadores rurais.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia