Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Governo é oportunista, criticam pecuaristas e madeireiros

São Paulo - Os sindicatos dos pecuaristas e dos madeireiros do Pará divulgaram hoje uma nota conjunta classificando "de ardilosas e oportunisticamente associadas a recentes atos de violência no campo" as medidas anunciadas quinta-feira pelo governo federal para a região Norte. Eles manifestam "inconformismo diante da maneira rude e autoritária" com que o governo federal trata a violência e a questão fundiária na região.

Na opinião dos sindicatos Paraense de Pecuária de Corte (Sindicorte) a Indústria Madeireira do Baixo e Médio Xingu (Simbax), o pacote de medidas "interdita o desenvolvimento em nome de uma política de preservação anti-econômica, anti-social e antidemocrática". Eles ressaltam que a morte da irmã Dorothy Stang não pode servir de pretexto "para cercear a atividade de empreendedores que, há mais de 30 anos, se instalaram na Transamazônica atendendo a um apelo do governo federal para um projeto de desenvolvimento regional".

Dividida em sete pontos, a nota diz que a decretação das reservas extrativistas Verde para Sempre e Riozinho do Anfrísio, em novembro de 2004, e a do Parque Nacional e Estação Ecológica da Terra do Meio, nesta semana, foram "precipitadas e autoritárias, sem o debate com toda a sociedade, como determina a Constituição".

Os sindicatos dizem ainda que o governo Lula, ao criar as reservas, "não levou em conta o plano de zoneamento ecológico-econômico do governo do Estado que está para ser aprovado pela Assembléia Legislativa". De acordo com eles, parte das áreas de conservação ambiental se encontram em "largas parcelas de terras antropizadas, onde a presença do homem foi responsável por transformações ambientais profundas e irreversíveis, realizadas em conformidade com a legislação". A nota é assinada pelos presidentes do Sindicorte, Francisco Alberto de Castro, e do Simbax, José Roberval de Souza.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia