Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Confirmada morte de ex-premier libanês em atentado

Beirute - O ministro do Turismo do Líbano, Farid Jazen, confirmou a morte do ex-premier Rafik Hariri (foto), no atentado na região central de Beirute, nesta segunda-feira, no qual morreram também outras nove pessoas. "Está morto", disse Jazen ao deixar o local da explosão. Entre os mortos estão vários guarda-costas de Hariri, informou a polícia local.

Rafik Hariri, bilionário libanês que ajudou a reconstruir seu país após décadas de guerra civil e que renunciou do cargo de primeiro-ministro depois de uma disputa de poder com a Síria, foi morto numa explosão que destruiu sua escolta de automóveis. Pelo menos nove outras pessoas foram mortas e 100 feridas na detonação. O atentado acende temores de que o Líbano, após o final da guerra civil em 1990, esteja prestes a mergulhar em um novo período de violência.

Pelo menos 20 carros foram incendiados na explosão que devastou a fachada do famoso Hotel St. George, arrancando sacadas e danificando ainda um banco britânico e o Hotel Fenícia. A explosão foi tão poderosa que a escolta de carros blindados de Hariri ficou reduzida a destroços e uma cratera de 10 metros foi aberta na rua. Não se sabe ainda onde a bomba foi plantada.

Hariri vinha se posicionando junto à oposição libanesa desde que deixou o cargo de premier, em outubro. O principal motivo de sua renúncia foi o papel polêmico da Síria no cenário libanês. O governo sírio mantém milhares de soldados no Líbano, e é visto como o verdadeiro poder dentro do país. O ex-primeiro-ministro governou o Líbano por 10 dos 14 anos desde o final da guerra civil, tendo vencido três eleições.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

JORNAL O TRABUCO

redacao@otrabuco.com.br
  Nipotech Brasil Tecnologia